sexta-feira, 23 de maio de 2008

Iron Maiden

O Iron Maiden é uma banda Inglaterra inglesa de Heavy metal formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal).
Com mais de três décadas de existência, catorze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, catorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido cerca de cem milhões de álbuns em todo o mundo.


Discography Iron Maiden

  • (1978) - The Soundhouse Tapes

The Soundhouse Tapes é um EP da banda de heavy metal Iron Maiden. Ele funcionou como um cartão de visitas para a banda, em meados de 1978, quando ela ainda lutava na cena dos bares ingleses em busca de notoriedade. Depois de alguns anos passados na estrada, e com uma legião de fãs que crescia de concerto para concerto, Steve Harris começou a sentir a necessidade e a exigência dos mesmos, no sentido da edição de material em disco.


Download: The Soundhouse Tapes (1978)

  • 1980 - Iron Maiden

Iron Maiden é o primeiro álbum da banda de heavy metal Iron Maiden. Foi lançado em 14 de abril de 1980 e chegou a 4ª posição nos charts britânicos. Curiosamente, a canção Sanctuary não entrou no disco em 1980 para tentar valorizar o single que foi lançado pouco depois. Com o arrependimento de Harris ela passou a fazer parte do CD quando a discografia foi relançada em 1998 junto com um CD bônus.


Download: Iron Maiden (1980)

  • 1981 - Killers

Killers, lançado em 1981, é o 2º álbum do Iron Maiden, o 1º a contar com o guitarrista Adrian Smith, e o último do vocalista Paul Di'Anno que saiu da banda por uso de cocaína e álcool. Foi ainda o primeiro album do produtor estreiante Martin Birch, que produziu todos os albuns do Iron Maiden até 2002. Esse albúm foi caracterizado pelo uso de duas guitarras, e suas letras foram compostas quase que exclusivamente pelo baixista Steve Harris.


Download: Killers (1981)

  • 1981 - Live at the Rainbow
Primeiro vídeo da banda, Live At The Rainbow antes era chamado apenas de "Iron Maiden", assim como o primeiro álbum, mas depois ganhou esse apelido por causa do nome do local onde foi gravado: Rainbow Theatre. Curiosamente este show teve a sua segunda metade executada duas vezes por causa de problemas com o equipamento de som, mas o fato não é mostrado no vídeo. Outro fato é que neste show é cantada a primeira versão da música Killers, que teve a sua letra completamente alterada para a gravação do álbum homônimo.

  • 1981 - Maiden Japan

Maiden Japan é um EP ao vivo da banda Iron Maiden lançado em agosto de 1981. Este EP marca a primeira ida da donzela ao oriente . Trata-se da gravação de uma parte de um dos shows por lá. Último registro oficial com Paul Di'Anno, que deixou a banda debaixo de gritos de protestos dos fãs.

  • 1982 - The Number of the Beast

The Number of the Beast é um álbum da banda de heavy metal Iron Maiden, lançado em 1982. Este álbum marca a entrada do vocalista Bruce Dickinson; ainda que o Iron Maiden estivesse em um período de muito sucesso após o lançamento do álbum Killers, o vocalista Paul Di'Anno deixou a banda no final de sua turnê mundial em 1981. Foi marcado também por ter sido o último com o baterista Clive Burr.

The Number of the Beast é o álbum mais vendido da banda, ultrapassando a marca dos vinte milhões de albuns vendidos.


Download: The Number Of The Beast (1982)

  • 1983 - Piece of Mind

Piece of Mind, é o quarto álbum de estúdio do Iron Maiden, lançado em 16 de maio de 1983. Ele marca a entrada do baterista Nicko McBrain na banda.
Para provar sua eficiência na bateria, o álbum chama atenção por conter músicas como Where Eagles Dare, Flight of Icarus, Revelations e Die With Your Boots On.
É deste disco também uma das músicas obrigatórias em qualquer show da banda: o grande clássico The Trooper.

  • 1984 - Powerslave

Powerslave é o quinto álbum de estúdio da banda de heavy metal Iron Maiden. Foi lançado em 3 de setembro de 1984.
Tendo Bruce Dickinson no vocal, Adrian Smith e Dave Murray nas guitarras, Steve Harris no baixo e Nicko McBrain na bateria, esse álbum, assim como o The Number of the Beast, é um dos expoentes do Iron Maiden. Marca uma época em que a formação estava muito entrosada e amiga, pois em anos anteriores a batalha de egos entre Steve Harris e Bruce Dickinson deixava sempre uma incerteza sobre a continuação de Bruce na banda.

  • 1986 - Somewhere in Time

Somewhere In Time é o sexto álbum de estúdio da banda de heavy metal Iron Maiden, lançado no dia 29 de junho de 1986. Esse disco veio um ano após o lançamento do primeiro disco ao vivo, o Live After Death. O álbum é o primeiro a usar sintetizador na guitarra. As músicas feitas por Bruce Dickinson foram recusadas à favor do guitarrista Adrian Smith. Wasted Years e Stranger In A Strange Land foram lançadas como singles do álbum.

  • 1988 - Seventh Son of a Seventh Son

Seventh Son of a Seventh Son é o sétimo álbum da banda de heavy metal Iron Maiden. Foi lançado em 1988 pela gravadora EMI records LTDA.
Este sétimo disco da banda é conceitual, mas por acaso. Em entrevistas recentes Harris e Dickinson admitiram que escreveram tudo separados, sem nem mesmo formular o conceito original do álbum. Quando se encontraram, perceberam que tudo se encaixava e resolveram deixar assim. O 'Seventh Son' traz a lenda do sétimo filho do sétimo filho, que teria poderes sobrenaturais, partindo da história de uma criança enviada para ser um representante do bem ou do mal na terra.
Este álbum é considerado o ultimo dos Golden Years da banda.

  • 1990 - No Prayer for the Dying

No Prayer for the Dying é o oitavo álbum de estúdio realizado em 1990 pela banda de heavy metal Iron Maiden e um dos mais criticados. Depois de dois álbuns tendo como característica principal o uso de teclados e sintetizadores (Somewhere in Time e Seventh Son of a Seventh Son), a intenção neste disco era voltar aos primórdios da banda. No entanto, o resultado acabou não agradando os fãs e a mudança na sonoridade foi um dos fatores motivadores da saída do guitarrista Adrian Smith, que foi substituído por Janick Gers.
Teve como principal hit "Bring Your Daughter... to the Slaughter", composta por Bruce Dickinson, que ficou em primeiro lugar nas paradas britânicas, um feito inédito de um single para o Iron Maiden.

  • 1992 - Fear of the Dark

Fear of the Dark foi o último álbum que o Bruce Dickinson gravou com o Iron Maiden antes de ir se dedicar a sua carreira solo. Blaze Bailey foi colocado no lugar de Bruce Dickinson. Algumas músicas com pegada mais "thrash" no álbum fizeram muito sucesso nos Estados Unidos e fez com que o álbum fosse um sucesso de vendas no país. Este album conseguiu agradar a todos os fans, e serviu de consolo para banda, visto que o anterior , No Prayer for the Dying, nao alcançou os objetivos esperados. Conseguiu vender mais cópias em alguns lugares que o lendário The Number of The Beast.


  • 1995 - The X Factor

The X Factor é o décimo álbum de estúdio da banda de heavy metal Iron Maiden, realizado em 2 de outubro de 1995
Este álbum foi o primeiro do Iron Maiden com o vocalista Blaze Bayley, que antes era da banda Wolfsbane. Ele entrou no lugar do Bruce Dickinson, que deixou a banda para se dedicar a seu trabalho solo. Os fãs não gostaram muito dessa mudança e o álbum recebeu diversas criticas negativas, porém, ainda conseguiu algum sucesso,sendo considerado por muitos melhor que Virtual XI e No Prayer for the Dying.


  • 1998 - Virtual XI

Virtual XI é o décimo primeiro álbum de estúdio da banda de heavy metal Iron Maiden. Lançado em 23 de março de 1998, o disco que trazia na arte e nas letras referências futuristas - como realidade virtual - obteve relativo sucesso, pois continha músicas muito longas e pouco carismáticas. Ainda assim, acabou alcançando o número 16 nos Charts Ingleses. O maior destaque, é o fato desse ter sido o segundo e último álbum do Iron Maiden com o vocalista Blaze Bayley. Depois do polêmico lançamento anterior - The X Factor - , a banda tentou em vão se reerguer, porém a pressão só aumentava e Steve Harris (líder e fundador, não teve outra alternativa a não ser trazer Bruce Dickinson de volta.


  • 2000 - Brave New World

Brave New World é o décimo segundo álbum da banda de heavy metal Iron Maiden, lançado em 2000. Foi o primeiro álbum de estúdio da banda após o regresso do vocalista Bruce Dickinson, marcando ainda o retorno do guitarrista Adrian Smith. O álbum contém dez faixas, entre elas os sucessos Blood Brothers, The Wickerman, Ghost of the Navigator e Brave New World .Em Brave New World a banda mostra um trabalho bastante diferente do que tinha feito nos discos anteriores, The X Factor e Virtual XI. É um álbum com um som mais progressivo, marcando ao mesmo tempo um retorno da banda às suas origens, com algumas músicas lembrando trechos de temas de álbuns como Powerslave e Fear of the Dark.


  • 2003 - Dance of Death
Dance of Death é o décimo terceiro álbum de estúdio da banda britânica de heavy metal Iron Maiden. Lançado em 8 de setembro de 2003, alcançou a segunda posição entre os mais vendidos do Reino Unido.

  • 2006 - A Matter of Life and Death

A Matter Of Life And Death é o décimo quarto disco de estúdio da banda inglesa Iron Maiden. O disco foi lançado dia 28 de agosto de 2006 na Europa e dia 11 de setembro de 2006 no Brasil, via EMI. É o terceiro disco gravado com a atual formação, precedido por Brave New World e Dance of Death. O primeiro single de A Matter of Life and Death é The Reincarnation of Benjamin Breeg.

Nenhum comentário: